CI

Exportações de soja crescem no Brasil, mas caem no Paraná

A China foi o principal destino da soja paranaense



Foto: Pixabay

Segundo dados do Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o volume exportado do complexo soja brasileiro totalizou 27,87 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2025. O número representa um leve aumento em relação ao mesmo período de 2024, quando foram embarcadas 27,42 milhões de toneladas.

O complexo soja inclui o grão, farelo, óleo e outros derivados da oleaginosa. Apesar do crescimento nacional, o Paraná, segundo maior produtor do país, registrou retração nas exportações. Entre janeiro e março deste ano, o estado embarcou 3,37 milhões de toneladas, uma queda de 18,7% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado.

De acordo com o Deral, “esta queda é reflexo da menor demanda chinesa pela soja produzida no Paraná”. A China foi o principal destino da soja paranaense, respondendo por mais de 63% do total exportado pelo estado no período.

O boletim aponta que, nos próximos meses, há expectativa de melhora no cenário externo. “Espera-se que o imbróglio tarifário entre China e Estados Unidos arrefeça, possibilitando uma normalização nas exportações e possível aumento dos embarques no segundo semestre de 2025”, afirmaram os analistas. Há, segundo o departamento, disponibilidade de soja no mercado interno para atender a essa eventual retomada da demanda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.